“Computadorzinho” Raspberry Pi 2

Padrão

Se você nunca ouviu falar da famosa placa/computador Raspberry Pi, fique sabendo que esta acaba de receber uma atualização para a sua segunda versão de hardware! A Raspberry Pi original foi concebida em 2011 com o intuito de se conseguir vender a um preço muito baixo uma placa de desenvolvimento que com algum pouco esforço de desenvolvimento de software pudesse também servir como um computador de baixíssimo custo.

Placa Raspberry Pi Original de 2011

Placa Raspberry Pi Original de 2011

Algumas variações desse modelo de placa surgiram de lá pra cá, mas sempre trazendo em seu cerne o processador BCM2835, da marca Broadcom, com um núcleo ARM11 de 700MHz, que já era um núcleo datado há muito tempo, uma vez que a ARM, empresa especializada em criar arquiteturas de núcleo de processadores, já tem estabelecida uma arquitetura superior em desempenho há anos.

Placa Raspberry Pi A+, uma das variações com chip BCM2835

Placa Raspberry Pi A+, uma das variações com chip BCM2835

E finalmente está chegando ao mercado a Raspberry Pi 2 com o processador BCM2836, da mesma marca, mas com uma única diferença, o núcleo que agora é um ARM Cortex-A7 de 900 MHz que promete melhorar o desempenho das aplicações.

Placa Raspberry Pi 2

Placa Raspberry Pi 2

A grande novidade no entanto, além de suportar as distribuições específicas de linux Ubuntu e Raspbian (uma derivação do Debian mais otimizada), a placa terá suporte ao Microsoft Windows 10!

Sistema Operacional Microsoft Windows 10 rodará na Raspberry Pi 2

Sistema Operacional Microsoft Windows 10 rodará na Raspberry Pi 2

Já é possível encontrar a Raspberry Pi 2 em distribuidores internacionais ao custo de US$ 35.

Via: Raspberry Pi Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>