Processador Exynos 7 Octa: minimizando para maximizar!

Padrão

A Samsung está otimizando um pouco mais o processador Exynos 7 Octa que já contava com uma grande gama de otimizações. Isso porque ele passa a ser fabricado utilizando o novíssimo processo de produção da Samsung de 14nm FinFET ao invés do processo de 20nm.

Processador Samsung Exynos 7 Octa de 14nm

Processador Samsung Exynos 7 Octa de 14nm

Parece pouco, mas apenas com a diminuição dos transistores em sua estrutura microeletrônica, o processador ficou 20% mais rápido e economizando 35% de energia em releção ao mesmo componente fabricado em 20nm.

Esse processador conta com 4 núcleos ARM Cortex A57 e 4 núcleos ARM Cortex A53, sendo o A57 voltado a desempenho e o A53 é voltado ao baixo consumo de energia. Ou seja, apenas 4 núcleos podem estar ativos por vez, já que este é o princípio da tencologia big.LITTLE da ARM, onde utiliza-se apenas um tipo de núcleo por vez, optando por desepenho (big) ou menor consumo de energia (LITTLE).

Tecnlogia big.LITTLE da ARM

Tecnlogia big.LITTLE da ARM

O processador Samsung Exynos 7 Octa ainda conta com uma GPU ARM Mali T760 que possibilita a este processador ser empregado em inúmeros aparelhos multimídia, desde os pequenos aparelhos alimentados por bateria, como MP4 Players e Celulares, até grandes consumidores de energia que carecem de desempenho como SmartTVs.

Exynos 7 Octa e sua empregabilidade.

Exynos 7 Octa e sua empregabilidade.

Este é primeiro produto da Samsung a utilizar o processo de 14nm. Outros ainda surgirão ainda em 2015. É bem provável que SSDs da Samsung contem com essa tecnologia ainda este ano a fim de atingirem capacidades maiores, menor consumo e um preço mais atraente para o consumidor.

Via: Samsung Tomorrow

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>